domingo, 13 de março de 2016

O Lance da Faculdade




Oi gente!

Primeira coisa muito importante - EU ESTOU USANDO O MEU NOTEBOOK. (seguinte, o meu note tinha quebrado a entrada USB e mais um monte de coisas lá, ai eu fiquei um tempão usando o da minha mãe, o que foi uma merda. Agora aqui estou eu com um novinho. Estou literalmente inaugurando ele agora.).
Eu queria falar com vocês hoje sobre o futuro.
Não sei se todo mundo que lê o blog ainda está no colégio, mas acho que a maioria já que o que eu falo é mais voltado pra esse público. Enfim, o futuro do qual estou falando é o único o qual nós, adolescentes, conseguimos pensar: faculdade.
A coisa que mais se fala quando o assunto é faculdade é o ENEM. O ENEM, pra quem não sabe (espero que todo mundo saiba) é o Exame Nacional do Ensino Médio. Hoje em dia aqui no Brasil é o jeito mais fácil (e consequentemente o mais concorrido) de entrar na faculdade, e por isso todo mundo quer fazê-lo. Você pode fazer a prova em qualquer um dos três anos do ensino médio, mas ele realmente só vai valer para entrar na faculdade no terceiro ano. Mas não vou aprofundar muito nisso.
O que você quer ser quando crescer?
Hoje em dia essa pode ser uma pergunta muito complicada. Quando eramos pequenos, tudo bem, podíamos sonhar em ser qualquer coisa, mas agora somos obrigados a ser realísticos. O que todos os pais esperam de seus filhos hoje em dia? Direito. Medicina. Arquitetura. Ou então Administração pra depois ficar fazendo concurso. Nunca me dei muito bem com nenhuma dessas.
Posso ser muito sincera com vocês? Sigam seus sonhos. Prefiro viver na rua e trabalhar com o que eu gosto do que viver numa mansão trabalhando com algo que eu não suporto. Estou falando sério. Quando vocês forem escolher a sua faculdade, a sua profissão, pensem em algo que vocês façam com amor, porque é isso que falta no mercado de trabalho brasileiro hoje em dia. Paixão.
Agora sejam realistas. Eu mesma sei que aqui em Salvador nenhuma das minhas opções de carreira (Cinema, Moda ou Jornalismo) vai me levar a lugar nenhum, então eu certamente planejo sair daqui (São Paulo, quem sabe, ou exterior se eu conseguir). Tem que se pensar em questões financeiras também. Seus pais falaram que não vão bancar sua moradia na faculdade e você quer fazê-la em outra cidade? Comece logo a juntar seu dinheiro para que isso seja possível. E eu não estou dizendo para vocês desconsiderarem completamente as ideias dos seus pais. Ouçam, pensem a respeito. Talvez lá no fundo você descubra que na verdade é aquilo que você quer e não o que você achava que queria. Mas lembrem-se sempre: a palavra final é sua. Se os seus pais já programaram todo o lance de faculdade pra você, mas você quer fazer outro curso? Converse com eles. Tente convence-los de que você não vai ser feliz com aquilo.
Pessoalmente, a minha mãe nunca implicou muito comigo nesse quesito. Ela só fala pra eu ser realista, mas vai apoiar qualquer que seja a minha decisão.
O que eu quero ser quando crescer? Feliz.

Qualquer outra dúvida que vocês tenham sobre o assunto é só deixar ai em baixo nos comentários, vou tentar ajudar da melhor forma possível. Dicas de assunto para outros posts também são bem vindas, e caso seja algo mais longo é só mandar para o e-mail.

Play lists vindo logo aqui no blog!
Beijos gente.

Rebeca R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário